quarta-feira, 27 de julho de 2011

Pessoa Ganhadora

Quando a pessoa ganhadora comete um erro, diz: " Me equivoquei" e aprende a lição. Quando uma pessoa perdedora comete um erro, diz: "Não foi culpa minha" e culpa os outros.
Os ganhadores sabem que a adversidade é o melhor dos professores, a perdedora se sente vitima ante a adversidade.
O ganhador sabe que o resultado das coisas depende dele, o perdedor crê que a má sorte existe.
O ganhador trabalha muito forte e gera mais  tempo para si mesmo, o perdedor está sempre muito ocupado e não tem tempo nem para seus familiares.
O ganhador enfrenta os problemas um a um e o perdedor nem tenta resolvê-los.
O ganhador se compromete, dá a sua palavra e cumpre, o perdedor faz promessas, não assegura nada e quando fala apenas justifica.
O ganhador diz: "Sou bom, mas posso ser melhor!" O perdedor lamenta: " Não sou tão mal como muita gente".
O ganhador respeita aqueles que sabem mais que ele e trata de aprender algo com eles. O perdedor resiste aos que sabem mais que ele e só se fixa em seus defeitos.
O ganhador diz: "Deve haver uma forma melhor de fazer isto!" O perdedor diz: "Esta é a forma como sempre fizemos!"
O ganhador é parte da solução, o perdedor parte do problema.

sábado, 2 de julho de 2011

Sempres e Nuncas

Uma Mensagem Evolutiva: Brincando com “Sempres” e “Nuncas”
(de Kau Mascarenhas)

Nunca se compare com os outros, não se considerando melhor ou pior que qualquer pessoa. Mas sempre trabalhe para perceber que seu Eu de hoje é mais pleno que o seu Eu de ontem. Crescer a cada dia com tudo o que acontece é abrir espaço para progresso e felicidade.

Sempre que surgir uma adversidade busque qual é a semente de benefício que ali se esconde. Entretanto nunca faça de conta que o mundo é cor-de-rosa. Antes de ressignificar é valioso tomar consciência.

Nunca duvide que o poder e todos os recursos, já se encontram dentro de você. Contudo sempre que for importante saiba pedir ajuda. Na condição de seres humanos que somos, a humildade de se mostrar frágil permite agigantamento em comunhão.

Sempre abra espaço para a dúvida. No entanto nunca desmereça algumas certezas. Há crenças valiosas que alicerçam nosso existir como a de que vale confiar no futuro, construindo-o com atitudes e pensamentos positivos no presente.

Nunca dê importância demasiada às coisas feias que falarem de você. Todavia, sempre é bom escutar o que dizem a seu respeito. Às vezes os pontos que merecem mudança em nós são vistos mais facilmente por quem não gosta muito de nós.

Sempre seja sincero e diga o que pensa. Mas nunca use a honestidade como ferramenta para derrubar quem está do seu lado. Pode ser que a dureza ferina da forma como você fala machuque tanto, que se torna perdida a verdade impulsionadora do seu conteúdo.

Nunca divulgue os aspectos negativos que vê nos outros. Entretanto sempre seja capaz de discernir o que é comportamento modelo ou anti-exemplo. As atitudes anti-éticas, mesmo que mil vezes repetidas, continuam inaceitáveis.

Sempre coloque o seu melhor em tudo o que produz. Contudo nunca exija perfeição ou se autoflagele quando algo não sair como você deseja. Perfeccionismo é mais uma doença que impede crescimento do que qualidade geradora de excelência.

Nunca se deixe abater diante das dores alheias. No entanto sempre seja capaz de se colocar no lugar do outro, imaginando o que ele sente. Empatia e compaixão são virtudes que quanto mais se expandirem no mundo farão dele um lugar melhor pra se viver.

Sempre seja você mesmo. Todavia nunca deixe de mudar. As cascas que nos envolvem podem cair a toda hora para deixar surgir um ser mais pleno e luminoso. Evoluir é possibilidade diária e convite eterno da Vida.

Nunca desista. Mas sempre respeite seu próprio ritmo. Mude as estratégias para alcançar seus objetivos e reconheça quando alguns dos seus desejos já se encontram mofados. E sobretudo: saboreie cada dia, cada passo, cada instante, cada pedaço do caminho.